domingo, 15 de março de 2009

EQUIPAMENTOS URBANOS

Os equipamentos urbanos (também denominados de mobiliários urbanos), são conceituados de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (através da Norma Brasileira - NBR 9284/88), como sendo:

“todos os bens públicos ou privados, de utilidade pública, destinados à prestação de serviços necessários ao funcionamento da cidade, mediante autorização do poder público, em espaços públicos e privados.”

Podemos citar como exemplos de equipamentos urbanos (mobiliários urbanos), as lixeiras, floreiras, pontos de ônibus, bancos de praça, orelhões, caixas de correio, sanitários públicos, placas de informação e orientação, aqueles relógios de hora e temperatura, etc..., afim de dar segurança, conforto e informação aos cidadãos.

Imaginem uma cidade sem eles.

No entanto, se dermos uma pequena circulada pelo centro, verificamos facilmente, o quão estão numa situação deficiente ou até mesmo inexistentes, como é o caso da praça da catedral. Tá certo que tivemos a pouco tempo o Carnafolia neste local, mas não é difícil de vermos situação semelhante em outros locais da cidade.

Nesta manhã de domingo (15/03/09), fiz um pequeno registrado fotográfico da situação. A montagem abaixo, amadora é bem verdade, mas realizada com boa vontade, visa dar uma boa noção da situação, e é de entristecer a qualquer um.


Analisem uma coisa. Ao invés de eu avançar para implantar os equipamentos urbanos nos bairros onde necessitam e não têm, tenho de ficar voltando para trás para concertar as cagadas de alguns energúmenos existentes entre nós.

Vamos colaborar. O bem público é de todos nós e PAGOS POR TODOS NÓS.

Vejam mais fotos clicando no link abaixo:

Um comentário:

  1. Bom mesmo é que seja o padrão ds lixeiras e demais equipamentos, daí passaremos à população e aos turistas que esta é uma cidade organizada. :)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.