sábado, 7 de março de 2009

Em minhas pesquisas sobre Joaçaba, deparei-me com uma triste constatação, o alto índice de emigração de Joaçabenses.

Como podemos observar nos gráficos abaixo, em cerca de 10 anos Joaçaba teve uma taxa de 13,3% de decréscimo populacional, enquanto o Estado, neste mesmo período, teve um crescimento na ordem de 17,42%.

Uma inquietação suscita: Quais seriam os motivos?

2 comentários:

  1. Robério, e a questão da emancipação de Luzerna?

    Enfim, Joaçaba desde que eu me conheço por gente, sempre teve um crescimento populacional muito pequeno. Aliás, a estimativa para 2008 já está disponível no IBGE, e é se não me enganode 25.216 habitantes.

    Lembrando que a Prefeitura está questionando na Justiça Federal a quantidade de habitantes resultante da contagem pela autarquia citada, já que reflete no valor das verbas recebidas a título de Fundo de Participação dos Municípios.

    De qualquer maneira a emigraçãoem Joaçaba sempre se fez presente, não tenho dados estatísticos e minha convicção vem do senso comum e da observação de anos, e ela é bem mais presente na população jovem que sai em busca de oportunidades em outros centros maiores.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Eu saí para fazer faculdade e não voltei porque não há oportunidades para engenheiros em Joaçaba a não ser civis... há uma carência em lazer e atrativos... mesmo assim, adoro a minha terra natal...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.