segunda-feira, 26 de julho de 2010

Liderar líderes. Tarefa nada fácil, mas foi o que fiz.

(Publicado no Jornal Cidadela em 22 de julho de 2010)


Sim, é verdade, foi o que fiz no último ano e até a última quarta-feira, quando tivemos a mudança de diretoria do Rotary Club de Joaçaba. Passei o sino e o martelo ao meu amigo Maurício Omizzollo, que terá a responsabilidade de presidir nosso querido Club pelos próximos 365 dias. Desejo a ele e a sua diretoria, boa sorte, e contem sempre comigo.

Rapidamente, podemos explicar o que vem a ser o Rotary, como sendo "uma organização de homens e mu-lheres de negócios e profissionais liberais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviço humanitário, que fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a boa vontade e a paz no mundo".

O Rotary foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, na cidade de Chicago (EUA), por Paul Percy Harris (advogado) e mais três amigos, a saber, Silvester Schiele (negociante de carvão), Gustavus E. Loehr (engenheiro de minas) e Hiram Shorev (alfaiate).

Paul Harris ao criar o Rotary, pretendia se reunir com os amigos para falar sobre mútuos problemas de negócios. Paul sentia que ao falar sobre assuntos que diziam respeito a cada um deles seria benéfico não só para si, mas à comunidade em geral. Seus amigos gostaram tanto da idéia que passaram a ter encontros semanais, quando a denominação Rotary foi definida a partir da prática de rotação das reuniões entre os seus respectivos sócios.

Um Rotary Club, como dito, é composto por empresários e profissionais (homens e mulheres) de determinada comunidade, e que tenham aceitado o Ideal de Servir como base para obter uma realização completa de suas vidas na esfera pessoal, profissional e comunitária. É uma instituição apolítica, não-religiosa, e aberta a todas as culturas, raças e credos, sem qualquer preconceito.

Este ideal de servir se expressa, simbolicamente, através dos lemas básicos "Dar de Si Antes de Pensar em Si" e "Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve", que na prática, se transforma em ações humanitárias nos campos do desenvolvimento humano, da educação, da saúde (como a campanha Pólio-Plus iniciada em 1985, visando à erradicação da pólio no planeta), do saneamento básico e da defesa do meio ambiente.

Além dos dois nossos lemas supracitados, temos ainda como norte ético, a Prova Quádrupla adotada pelo Rotary em 1943, sendo que as suas perguntas devem ser de conhecimento de todos os rotarianos e por eles obedecidas em qualquer situação de suas vidas, quais sejam:
1. É a VERDADE?
2. É JUSTO para todos os interessados?
3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

Neil Armstrong, Walt Disney, Thomas Edison, Bill Gates, Antonio Ermírio de Moraes são alguns exemplos de Rotarianos famosos.

No mundo, existem 1.428.761 Rotarianos(as) em 33.855 Clubs. Destes, 64.335 Rotarianos(as) estão divididos em 2.336 Clubs no Brasil.

Em nosso Club aqui em Joaçaba, fundado em 15 de março de 1951, que por sinal é muito tradicional, somos trinta. Vinte e sete companheiros e três companheiras, e com as portas abertas a líderes em seus segmentos que quiserem entrar nesta família, pois é assim como considero o Rotary Club. É só procurar um dos sócios para se informar como. Nossas reuniões acontecem toda quarta-feira, das 12:00h as 13:15h, na AABB.

Faço parte desta mencionada família desde junho de 2006, tendo como padrinho, o ex-vereador, professor universitário e publicitário, Jucelino Jorge Ferraz.

Neste ano de mandato, se não realizei tudo que gostaria, realizei tudo o que foi possível fazer. Muitas foram às ações de nossa diretoria, as quais podemos destacar, entre várias outras:
• Entregamos três jogos de agasalhos e três pares de tênis (um deles, doado de forma particular por um dos Companheiros), a alunas que praticam atletismo da Escola Rotary Fritz Lucht;
• Fui nomeado pelo Governador como membro da equipe distrital consultiva de Recursos Hídricos para o Rotary International;
• Participei do Seminário de Desenvolvimento do Quadro Social (DQS) em Tangará;
• Participamos da festa de natal da APAE, onde contribuímos com alguma verba e caixas de bombons.
• Realizamos Festiva de final de ano do nosso Club, com entrega de presentes às crianças, filhos(as), parentes e convidados(as) de nossos sócios;
• Inscrevemos um projeto do Club junto a Eletrosul e conseguimos R$ 50.000,00 para aquisição de um novo equipamento de hemodiálise para a UTI do HUST;
• Recebemos seis intercambistas argentinos que ficaram conosco durante uma semana;
• Enviamos nossa Intercambista Srta. Patrícia Welter a Buenos Aires;
• Participei da Conferência Distrital do Rotary em Xanxerê;
• Organizamos a Festiva do dias das mães com entrega de mimos as mesmas.
• Realizamos o nosso tradicional bolão de palpites para a copa do mundo;
• Doamos 54 edredons novos a Creche Irmã Sheila;
• Tivemos, infelizmente, a baixa de três companheiros (uma delas pelo falecimento do Companheiro Nestor Furlan), mas em contrapartida, obtivemos quatro novos companheiros, já que a minha meta quando assumi eram três.

Antes de ter sido presidente, fui secretário e vice-presidente. Agora, após de transmitido o meu cargo de presidente ao meu sucessor, fui escolhido pelo nosso Governador de Distrito, como seu Governador Assistente responsável pelos Clubs de Concórdia, Joaçaba e Luzerna.

Como o companheiro e colunista lá da página 3, Adgard Bittencourt, bem sabe, não é tarefa nada fácil liderar líderes, mas com a valiosa contribuição dele e a dos demais Companheiros, é possível sim.

Luiz Robério F. Dias
Arquiteto e um interessado pacato cidadão de bem.
9978-0960 ou luizroberio@globo.com
Twitter: @LuizRoberio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.